segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MINHA RESPOSTA PARA A EMPRESA OPEN ENGLISH

[ *conteúdo atualizado com indicações em 01/03/2015 ]

Eu entrei em contato com o site "Open English" interessado nos seus serviços relacionados ao ensino de língua inglesa. Após oito ligações mal sucedidas, em função do péssimo sistema de VOIP usado pelo telemarketing da empresa, enfim conseguimos falar razoavelmente bem.



A atendente, muito interessada em realizar a venda, queria saber mais de falar do que ouvir, falou, falou, falou... disse valores e como funcionava o sistema deles...blá blá blá... Eu estava ocupado naquele momento e ela ficou de retornar a ligação no dia seguinte. Como o sistema de VOIP continuava com problemas, não conseguimos conversar por telefone, então, recebi este email que compartilho com vcs:


Desenho mostra a uma atendente de telemarketing do lado esquerdo e um cliente do lado direito com cara de desgosto
Blá blá blá ... 
"Olá Marco !

Tentei entrar em contato contigo e infelizmente não foi possivel falar contigo,
por favor me dê uma posição tanto negativa quanto positiva, e dependendo de sua

resposta por email eu entro em contato contigo.



Att. Carolina Coelho"

---------------------------------------------------------------

SEGUE MINHA RESPOSTA POR EMAIL:


Olá Carolina,



Pois é, esse sistema de VOIP de vcs é realmente bem ruim.
Eu tenho duas opções: o sistema de vcs e um disponibilizado gratuitamente pelo governo aos estudantes de pós-graduação e que me serve basicamente para o que eu preciso:http://www.myenglishonline.com.br/site

A conversação eu posso realizar em salas de bate-papo do Skype, ou seja, tenho opções bem semelhantes, funcionais e gratuitas...

Eu ficaria motivado a fazer o curso de vcs, se o preço não fosse tão abusivo. Penso que exigir o pagamento antecipado via cartão de crédito, com 10 parcelas de R$166 é realmente um desestímulo. Sequer eu posso testar o serviço antes de efetuar o pagamento, não sei nem se vou me adaptar.

Eu pagaria por um curso online, no máximo, uns R$75 por mês, o que acho justo, visto que os custos para dar aulas para tanta gente à distância são bem reduzidos. Fora isso, não há nenhum programa social, como aulas gratuitas para pessoas em vulnerabilidade social, nem nada parecido com projetos para escolas públicas ou coisa parecida. Trata-se de perceber que a empresa de vcs não tem nenhum comprometimento com a responsabilidade social, apenas com o lucro.

Logo, não é o tipo de lugar que eu gostaria de me associar, nem sequer de divulgar aos meus amigos, alunos, parceiros e parentes. Caso o perfil e os valores institucionais se modifiquem peço que entrem em contato novamente.

Obrigado pela atenção e abraços...

(EM TEMPO: Ela não entrou mais em contato...)

-------------------------------------------------------------------------------
*ATUALIZAÇÃO

Em 1º de março de 2015, depois de testar e usar vários sistemas, pagos e gratuitos, o que eu mais gostei e melhor me adequei foi o DUOLINGO (https://pt.duolingo.com/). Tem muitas vantagens: é gratuito, é também uma rede social, é um jogo (#gamificação), tem gramática e pronúncia. Hoje, esse seria o sistema que eu indicaria!

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

No dia 10 de outubro de 2013, encontrei uma outra alternativa para quem procura cursos de inglês online: http://www.busuu.com, não conheço o serviço, mas li os termos do contrato e vi que a versão básica é gratuita, mas há versões pagas, conforme consta neste link AQUI. Estas versões pagas, apresentam preços muito honestos, confiram:

Em outubro de 2013 os preços das contas Premium eram os seguintes:
"O pagamento da Assinatura Premium deve ser feito antecipadamente, no momento oferecemos quatro tipos de Assinaturas, que podem ser adquiridas no próprio site do busuu.com:
  • Assinatura Premium de 1 mês: total 15,99 EUR
  • Assinatura Premium de 6 meses: total de 59,94 EUR
  • Assinatura Premium de 12 meses: total 71,88 EUR
  • Assinatura Premium de 24 meses: total 109,76 EUR
Os preços e serviços relacionados com a Conta Premium estão sujeitos a alterações. Quaisquer alterações serão publicadas na página web do busuu.com e antes de qualquer novo preço para os serviços busuu.com informará ao Assinante para obter o seu consentimento." (BUSUU, out/2013)
O valor anual gera um investimento mensal de R$18 por mês, que creio ser muito honesto. Peço a ajuda de vocês meus leitores para que compartilhem infos nos comentários sobre este serviço. Assim poderemos ter alternativas de escolha aos preços abusivos cobrados pela Open English.

Abraços, deixem seus comentários...

95 comentários:

  1. Oi, Marco
    Achei muito legal da sua parte compartilhar a sua experiência com o Open English. Já até risquei das minhas opções de aprimorar meu Inglês.
    Eu não conheço o Busuu mas vou experimentar. Não custa nada, né?
    Muito obrigado!
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      Não tem o que agradecer, quando eu estava procurando um curso pra fazer eu havia procurado e não encontrei nenhum site ou blog com os preços e relatando a experiência que haviam tido com o Open English. Penso ser importante compartilhar com mais gente. Sinto, apenas, que a empresa não esteja se importando com estas e outras questões tão importante. Parece que o mais importante é mesmo apenas o "lucro"...

      Excluir
    2. Oi, Marco
      Exatamente, eles não estão nem um pouco preocupados com essas questões. E no mundo de hoje, isso é indispensável!
      O que eu estava analisando aqui é que por este valor, a melhor opção ainda seriam as aulas particulares do Wise Up, onde o horário é flexível de acordo com a sua disponibilidade.
      Acrescentando na sua experiência com a Open English, li depoimentos de muitas pessoas alegando que não conseguem levar o curso adiante, pois mesmo nos primeiros módulos, tudo é em Inglês e a dificuldade em entender o que o professor está dizendo online pelo Skype é total. Conclusão, estes desistiram do curso. É óbvio que para quem tem algum conhecimento no idioma é bem mais fácil, agora para aqueles que nada sabem é impossível!
      De todo modo, assim que eu conseguir mais informações sobre outras alternativas de estudo online, te aviso.
      Obrigado mais uma vez,
      Carolina

      Excluir
    3. Olá, Carolina

      Estava procurando informações referente a open english e cai neste blog,
      ja iniciei curso de ingles na wizard flex odiei pois pagava uma fortuna pra estudar sozinha e um prof tomar minha pronuncia por 20 min.
      Wise up, como todo curso vc tem q ter muitaaaaaaaaaaa dedicação as aulas sao completamente em ingles e puxadas nao entendia nada. alem de ter colegas com nivel superior ao seu na sala de aula. essa coisa de hr flexivel é mentira pois nunca fecha turma no hr q vc pode cursar. O material é carissimo ... 2,500.00 eles te obrigam a comprar o Kit todo material do curso se vc cancelar o curso é obrigado a pagar e assistir um mes a mais de aula involutariamente, tambem não é possivel fazer a devolução do material.

      Pense muuitoooooooooooooo bem antes de começar o curso. pagava por mes 270 curso + 114,00 material 18x

      Excluir
  2. Olá Marco!

    A sua postagem caiu do céu. Estava exatamente pesquisando sobre o Open English e também não tinha encontrado nada em relação ao preço, concordo plenamente contigo. Também uso o My English e por ser um curso gratuito confesso que passei até a valorizar mais. Vou testar o Busuu, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Que bom, fico contente que esta postagem esteja ajudando mais pessoas a ideia era essa mesmo. Quando testar o Busuu compartilhe tua experiência aqui conosco, assim mais gente pode ser beneficiada. Obrigado pelo teu comentário... ;)

      Excluir
  3. Olá Marco.
    Antes de tudo queria parabenizá-lo pelo conteúdo, realmente ficou muito bem expresso e de uma maneira bem interessante. Eu estou a procura de cursos ONLINE, tenho uma base bem simples de inglês e decidi aprimorá-la. Ao entrar em contato com eles a primeira coisa que fizeram foi falar, falar e falar, sobre pacotes, preços, formas de pagamento e etc. A primeira pergunta que fizeram foi sobre a forma de pagamento, assim já tentaram "emendar" uma negociação, resultado: Insatisfação total de minha parte,achei super estranho pois na minha maneira de pensar um curso de tal tamanho deveria no mínimo perguntar a forma de viabilidade de contato para com o cliente, informações cadastrais, necessidades, estágio atual do inglês, horários e por aí vai.
    Fiquei totalmente decepcionado com a empresa e resolvi nunca mais entrar em contato, agora busco um curso online com preço acessível, porque o "COMBO" mais barato e miserável que eles tinham a oferecer era de 100 reais por mês, sem incluir que nesse combo eu seria totalmente limitado para fazer certas coisas...
    Obrigado pela dica do busuu, vou testar, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sony,

      Que bom que tem servido pra isso, essa era a intenção mesmo. Depois volte pra nos contar como foi a experiência com o Busuu ... Boa sorte!

      Excluir
  4. Ola Marco!

    Bacana a sua iniciativa em publicar sua opnião quanto aos serviços da Open English, confesso que não gosto nem da propaganda dessa empresa na TV rsrs.
    Bom, eu tenho muita vontade de aprender ingles e outros idiomas, e a mais ou menos 2 anos eu conheci o site www.livemocha.com, o interessante deste site é que vc ganha pontos por ajudar pessoas que estão aprendendo o nosso português, podendo então, acessar parte do conteúdo Premium do site.
    Quanto ao preço dos serviços premium que te da acesso a todo o conteúdo do site inclusive a outros cursos é bastante atraente, o custo por 12 meses é de 159.95 reais.
    Confere lá!

    Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,

      Realmente o Live Mocha é um dos melhores sites que existem para aprender línguas, conheço várias pessoas que se deram bem com ele. Contudo, ele exige já algum conhecimento prévio e principalmente capacidade de autoaprendizagem, nem todo mundo se adéqua. Mas o valor é bem honesto, eu também recomendo. Abraços e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Olá Marco,

    Conheço a open english. Sei que eles não tem uma degustação como o busuu, mas posso dizer: de todos os curso de inglês que já fiz, yásigi, wizard, entre outros, o open english é bem superior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, não duvido disso, era só o que faltava o curso custar tão caro e ainda não ser eficiente ao que se propõe. Minha postagem não questiona a qualidade, mas sim o empreendimento, a falta de relação social e principalmente o preço abusivo. Obrigado pelo comentário, abraços!

      Excluir
  6. Ola, Marco, Eu estava procurando um curso de inglês online ate comecei na englishtown, tem um conteúdo bom mas não consegui fazer o curso durante o tempo em que paguei por não conseguir tempo depois do trabalho e não consegui junto a englishtown uma alternativa para fazer o curso mesmo pagando tudo o que foi cobrado, em fim gostei das dicas ja estou testando o busuu e estou gostando muito eu estou achando melhor que a englishtown. Quero apenas agradecer pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aparecido,

      Que mancada da EnglishTown, hein? Mas que bom que encontraste uma boa solução com o Busuu, vá compartilhando conosco as experiências, serão úteis para mais gente. Abraços!

      Excluir
  7. Olá Marco

    Eu estava prestes a fazer essa empreitada de entrar na Open, mas agradeço e incentivo que mais pessoas façam o que vc fez, pois assim vamos mostrar que não basta ter uma boa propaganda sem conteúdo que não se sustente, e também que não achem que tudo que trouxerem de fora tenhamos que engolir e pronto, duvido que em Países de 1º mundo tenham esse descaso com seus alunos ou propensos alunos, abcs e mais uma vez obrigado.

    Daniel Mathias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,

      Fico contente que esta postagem tem servido para que mais gente possa tomar uma boa decisão quanto ao seu curso de inglês. Sabe que são mais de 150 pessoas diariamente que acessam esta postagem? Concordo contigo, essas empresas precisam aprender a fazer mais pelo social do que pelo seu lucro. Abraços!

      Excluir
  8. Ao Marcos e a todos que colaboraram com suas impressões em relação ao assunto abordado aqui, minha sincera gratidão, pois, foi de determinante contribuição para minha decisão na busca por essa alternativa.
    abç a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que está servindo pra isso, quando fiz a postagem imaginei mesmo que teria mais gente na mesma situação que eu... abraços e volte pra nos contar a sua experiência com o curso que escolheu.

      Excluir
  9. Além dos preços abusivos (R$ 199 mensal) por um curso online existe um contrato de fidelidade onde para o cancelamento você pagará uma multa.

    Promoção oferecida no primeiro contato (R$ 179) para quem fechar somente na primeira ligação, ou seja, você não tem o direito de pensar.

    Se você não se adaptar?
    Existe um contrato de fidelidade que se quiser cancelar pagará uma multa de 2 mensalidades.

    Se você tirar férias, ficar doente e não puder fazer o curso?
    Congelamento de até 3 meses.

    ResponderExcluir
  10. Li a postagem logo após realizar contato com a Open e confesso que me fez pensar...Já achei estranho a rapidez do contato, pois eu ainda estava digitando meus dados no site quando o meu telefone começou a tocar. Eficiência ou pressa em fechar mais um contrato, no calor do momento do interessado? Vão retornar e este post me despertou para os detalhes. Ótima as dicas para outros cursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk comigo foi assim apertei o enter e o tel tocou

      Excluir
    2. kkkk comigo foi assim apertei o enter o tel tocou

      Excluir
    3. Pô Juliano e Liane, comigo também foi muito rápido, a galera lá é muito eficiente em ligação rápida!
      Kkkkkkkk!

      Excluir
  11. Olá,obrigado pelas informações fornecidas!Eu estava a procura de um curso on line e gratuito,pois meus motivos não eram tão importantes assim,pq não é pra trabalho,mas sim por gostar do idioma e querer aprofundar um pouquinho o conhecimento!Embora sabendo que a Open English é paga,ao procurar no Google,encontrei o seu blog e mesmo que meu foco principal não fosse a Open,pude ter minha dúvida esclarecida em relação ao Bussuu,que era um site que eu ja havia visitado,mas não sabia se realmente valia a pena se cadastrar!E,acabei acatando as dicas e gostei!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela seu posto Marco! Me ajudou bastante a tomar uma decisão em relação ao curso de inglês online e formar uma opinião quanto à empresa. Também fiquei assustado com a velocidade que me ligaram, eu mal havia preenchido o campo das informações e meu telefone tocou. Concordo com a Liane e acredito que isso seja realmente uma estratégia de pegar o cliente no calor do momento. Tomem cuidado para não cair nessa. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelos conselhos, estava mesmo pesquisando sobre o Open English, quando cai nesse blog, que aliás já gravei nos meus favoritos, nem terminei a pesquisa sobre o Open english e já de desisti, esses cursos com muita publicidade como na TV, Internet e etc costumam ser muito caros mesmo, mas R$166 ?? é um tanto abusivo. Valeu por indicar o busuu, que depois dessa eles deveriam te pagar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  14. Olá Marco! Muito boa sua colocação, me ajudou muito. Estou usando o Buzzuu para Francês e estou gostando bastante! Eles oferecem 1 semana de serviço 'premium' (que é o pago) grátis. Analisando os itens que eles consideram 'premium', para quem tem interesse em realmente aprender uma nova língua, me parece que vale a pena pagar pelo serviço.
    Quanto à Open English, pelo que pesquisei, ela é semelhante à todas as escolas de inglês online. Todas exigem um pagamento antecipado ou criam dificuldades no cancelamento, é como se te obrigassem a engolir o que você nem sabe se irá se adaptar. Gostei dessa opção My English que você comentou! Vou testá-la, não conhecia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. oi marcos, foi ótimo seu comentário pois estou procurando um curso de on line e já estava entrando em contato com a open english. Continue sempre verdadeiro em suas postagens!
    abraços

    ResponderExcluir
  16. Foi muito util teu post. Mas sugiro mudar a fonte dos comentários, é dificil de ler.

    ResponderExcluir
  17. muito obrigado pela publicação, vc me livrou de fazer um péssimo negócio.

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou aluno da Open English por 11 meses e já estudei em algumas escolas tradiconais como Wizard. Concordo com todos quanto o valor do curso e a política de cancelamento, mas gostaria de registrar que o curso é muito bom. Muito difícil no início para quem é zerado no inglês, mas dá pra acompanhar com esforço. Agora o que acho mais importante é lá você aprende, no mínimo, que não é fácil aprender uma lingua de verdade. O contato constante com professores nativos te mostra a todo instante que é preciso estudar muito para aprender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom depoimento, pois acho que o preço é realmente importante, as cláusulas de fidelidade são abusivas mas acredito que, para aqueles que não agüentam mais os cursos tradicionais, os cursos online são uma opção plausível, apesar das mazelas.

      Excluir
  19. Olá, a primeira impressão é a que fica não é? Como a sua primeira impressão foi negativa, você acabou julgando o curso sem nem mesmo iniciá-lo. Sou aluno há alguns meses e depois de ter tentado vários métodos, curso presencial, mídia digital, fita cassete, cd etc, finalmente encontrei um curso que vale à pena. As aulas com professores nativos e no máximo 5 alunos por aula é um diferencial enorme. Falar com pessoas nativas pelo skype é uma opção, mas não é o mesmo quando se está falando com alguém que está ali pra te orientar, corrigir a pronúncia, sugerir um material de apoio pra sanar alguma dificuldade. Como aluno do curso, lamento que a sua primeira impressão não tenha sido tão boa.
    Saudações cordiais!

    ResponderExcluir
  20. Olá, a primeira impressão é a que fica não é? Como a sua primeira impressão foi negativa, você acabou julgando o curso sem nem mesmo iniciá-lo. Sou aluno há alguns meses e depois de ter tentado vários métodos, curso presencial, mídia digital, fita cassete, cd etc, finalmente encontrei um curso que vale à pena. As aulas com professores nativos e no máximo 5 alunos por aula é um diferencial enorme. Falar com pessoas nativas pelo skype é uma opção, mas não é o mesmo quando se está falando com alguém que está ali pra te orientar, corrigir a pronúncia, sugerir um material de apoio pra sanar alguma dificuldade. Como aluno do curso, lamento que a sua primeira impressão não tenha sido tão boa.
    Saudações cordiais!

    ResponderExcluir
  21. Obrigada, Marcos, pela preciosa informação. Eu estava procurando o tel do Open English quando deparei com o seu post. Quero deixar aqui a informação que quase caí numa arapuca semelhante no Englishtown. A vendedora do curso, exatamente como no seu caso não me deixava falar e prometeu que eu teria tantas aulas particulares on line quantas eu quisesse, 24 horas por dia. Empolgada, dei o numero do meu cartão para ser debitado o valor da primeira parcela de R$ 189,00. Recebi o contrato por e-mail e qual não foi a minha surpresa ao constatar que eu teria direito a apenas 24 aulas POR ANO. Por lei, se você faz uma compra por telefone ou pela Internet, dentro de 7 dias você tem a opção de arrependimento sem alegar motivo. Tentei desfazer o negócio pelo telefone, deixei recado, mas não retornaram. Fui ao PROCON, levei cópia do contrato e desfiz o negócio. Importante: deve ser feito dentro do prazo de 7 dias. A Englishtown cancelou o débito no cartão e eu, felizmente não tive prejuízo. Se tivessem passado mais de 7 dias, para desistir, eu teria que pagar 20% das mensalidades remanescentes. Espero que minha experiência possa ser de valia para estudantes desavisados.
    Estefania Leme

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Recomendo fortemente o curso de inglês UOL. É o mesmo que o Englishtown oferece, porém com preços inferiores. É excelente e oferece 1 mês para experimentar. Já o busuu, eu utilizei por algum tempo. O ruim é que ele vai somenta até o intermediário, ao contrário do englishtown (curso de inglês da uol) que vai até o prós-avançado.

    ResponderExcluir
  23. Recomendo o Duolingo, é grátis e tem versão para dispositivos móveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que devemos usar a internet para facilitar vida, mas tem sempre alguém que pensa ao contrário, complicando o que é fácil. Convivo há muitos anos com a "necessidade de aprender inglês" mas me decepciono pelas mais variadas razões. Vejo muitos aproveitadores que querem me convencer a pagar valores altos por isso. Quando vi a peça publicitária da Open English percebi que eles querem criar uma cara relação de submissão neurótica e arrogante com o "aluno". Isso não me serve. Por isso Instalei Duolingo em meus dispositivos móveis e aprendo inglês como acho que devo: gratuitamente.
      Outra coisa: Quando estive nos Estados Unidos ouvi muitos estrangeiros, falando inglês com seus sotaques. Um inglês que nenhum professor (brasileiro) de inglês aprovaria. No entanto o povo norte americano é incrivelmente prático e adaptável, e não se prende a detalhes insignificantes como esse. Eles desejam que haja comunicação de qualquer tipo para que possam fazer o que mais gostam: vender, vender muito! rsrsrsr
      Agradeço, Renato, por sua postagem ref. ao Duolingo. Por enquanto está fácil pois já passei pelo "Básico1".
      Ao Marco, proprietário do blog, agradeço pelas as informações ref. ao Open English: Era bem o que eu imaginava!

      Excluir
  24. P quem tiver interesse ha uma site interessante q "obriga" a troca de conhecimento. . livemocha.com...

    ResponderExcluir
  25. Conheço um gratuito, o livemocha.com. Já fiz um tempinho nele e é bom. Você pode optar por pagar também. Tem para vários níveis e muiiiiiiiiiiiiiitas línguas.
    As aulas são feitas por conversações, repetições, de áudio.
    Não tenho muito conhecimento com esses pagos, inclusive, agradeço por essa sua publicação, estava pesquisando e ela realmente foi boa.

    ResponderExcluir
  26. Ola Marco.. Amei essa postagem sua, vc postou essa noticia em outubro de 2013. Hoje eu te pergunto, se vc esta fazendo o curso BUSUU? e se esta gostando?
    Abç e aguardo resposta..

    ResponderExcluir
  27. Olá MArco,
    Sua postagem foi ótima pra mim, estava querendo fazer o curso na open inglish, mas depois dessa desisti..haha
    Ja conhecia o Busuu, mas gosto mais do curso do bebbel, tem pra vaários idiomas e o preço é muito bom.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. oi Marco, eu estava querendo fazer o curso da english town, porem e 135,00 reais mais ou menos por mes, da ultima vez que o atendente me disse, porem eu acho o metodo deles muito bom, e fiquei em duvida entre essa e a open english, mais depois dessas informacoes, eu desisti. eu ja acessei o site busuu uma vez e nao gostei. e ai o que vc acha que da pra fazer? me da uma dica? obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laísa, recomendo que dê uma boa lida nos comentários dos(as) colegas aqui nesta postagem. Há informações que lhe podem ser úteis. Curso de inglês é algo muito particular, depende de cada perfil. Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  29. Minha opinião é bem positiva. Estava em busca de uma aula de inglês prática, com bastante conversação e que eu pudesse fazer nas horas vagas.

    Vou trabalhar em uma função que exige meu inglês fluente, e depois de ter estudado 8 anos quando jovem em escolas presenciais e ter ficado mais 10 anos sem estudar nada, me deparei com o método deles.

    É prático e tem adiantado muito para mim que já tenho uma base do inglês. O principal fator para a minha escolha foram o preço e a flexibilidade de horários. Consigo estudar de manhã cedo e no final doo dia sem problema algum, e achei as aulas com os professores bem divertida. Sempre pego turmas com 5 ou 6 pessoas e dá tranquilo para todos participarem.

    Quando li seu post aqui nesse blog fiquei com o pé atrás de escolher a Open English, mas não errei em seguir meu instinto.

    Não sei como funciona para as pessoas que não tem conhecimento nenhum de inglês, mas para mim foi excelente. Fiz o teste de nivelamento e cai exatamente onde eu deveria estar.

    E agora você pode renovar seu contrato mensalmente, o que não te amarra por 10 meses.

    E R$180,00 é um preço bem razoável pra uma aula online com muito material disponível e lições novas todos os dias e professores que podem tirar suas dúvidas sempre que você precisar.

    Vale a pena. Arrisquem.

    ResponderExcluir
  30. Marcão bom dia!
    já fiz varios cursos de ingles porém meu vocabulario e conversação são estremamentes fracos, quando tinha 13 anos, fiz 4 anos de wizard.

    Ano passado, mais 1,5 anos de CNA FAST, que deu uma ajuda, mas pouca e fraca.

    no momento, moro em santos mas trabalho no centro de são paulo, e pra enfrentar 2 horas de fretado até em casa e nao deixar vaga essas horas, estou procurando um curso de ingles onde de pra acessar via notebook ou tablet, e cai em duas escolhas, openenglish e englishtown.

    mas depois que eu li esse post no seu blog fiquei realmente em duvidas sobre qual, como, quanto, e quando começar..

    poderia me dar uma ajuda? estou urgentemente precisando falar ingles.

    Grato,

    Tiago Almeida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago,

      Eu recomendo que dê uma boa lida nos comentários desta postagem, há dicas de ouro, dadas pelo diversos usuários. Creio que não há um "melhor" curso de inglês, mas sim aquele que melhor se adéqua ao seu perfil.

      Boa sorte, não esqueça de compartilhar tua experiência aqui conosco depois. Abraços!

      Excluir
  31. Nossa nem sei como te agradecer Marco por estas informações, eu tinha acabado de falar com uma atendente da openenglish quando resolvi fazer uma busca e encontrei o seu blog, sou professora de Física e faço pós em gestão escolar, preciso do inglês porque busco um mestrado, pelo link que deixou do :http://www.myenglishonline.com.br/site
    fiz meu cadastro e aguardo para iniciar. Muito obrigado saiba que você me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly,

      Que bom! Fico contente por você. Não esqueça de depois compartilhar a tua experiência com a gente, aqui nos comentários. Abraços!

      Excluir
  32. Olá, Sou professora particular de Inglês e ensino online desde 2004. Muitas pessoas não sabem que além dos grandes cursos que fazem muita propaganda, há a possibilidade de contratar um profissional autônomo para se ter aulas pelo Skype, sem contratos nem matrícula - com a mesma flexibilidade de horários e todas as outras vantagens de estudar online, somadas às vantagens de se criar um vínculo professor-aluno (que é um pouco negligenciado pelos grandes cursos, porém muito importante para que o professor possa ajudar o aluno a manter-se motivado e a superar dificuldades). Caso alguém queira conhecer meu trabalho, acesse www.inglesonline.in
    Atenciosamente,
    Milena Gurgel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena,

      Adorei essa ideia... não conhecia e sinceramente eu recomendaria esse sistema, eu mesmo vou procurar pra mim! Muito legal essa ideia!!!

      Excluir
    2. Oi Marco. Só como dica, você pode encontrar professores fluentes ou nativos por um preço bem mais acessível. Encontrei um no findmyfavouriteteacher e pago por volta de US$ 8 por uma hora de aula. Abs

      Excluir
  33. Olá, Sou professora particular de Inglês e ensino online desde 2004. Pelo que li nos comentários, muitas pessoas não sabem que além dos grandes cursos que fazem muita propaganda, há a possibilidade de contratar um profissional autônomo para se ter aulas pelo Skype, sem contratos nem matrícula - com a mesma flexibilidade de horários e todas as outras vantagens de estudar online, somadas às vantagens de se criar um vínculo professor-aluno (que é um pouco negligenciado pelos grandes cursos, porém muito importante para que o professor possa ajudar o aluno a manter-se motivado e a superar dificuldades). Caso alguém queira conhecer meu trabalho, acesse www.inglesonline.in
    Atenciosamente,
    Milena Gurgel.

    ResponderExcluir
  34. Boa Marco! Estava nesse momento procurando escolas online de inglês para dar continuidade aos meus estudos. Depois desses depoimentos seus e dos colegas nos comentários eu descartei totalmente essas "grandes" escolas. Curti ainda mais a iniciativa da Milena! Vocês estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  35. Ainda bem que achei o depoimento de vcs... estava justamente olhando o curso e logo em seguida me ligaram, quase fechei, eles são bons de lábia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Marco, eu também passei pelo que você passou e por coincidência eu estudo através do Bussú. O método deles é sensacional!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Nossa cara, meus parabens! Demonstrou o caminho para muitas pessoas que precisam de informação e são exploradas por empresas que querem obter o maximo de lucro.

    ResponderExcluir
  38. Sr Marco tudo bem, muito importante sua atitude pois tem prevenido a muitos, contando comigo pois eu já estava pensando em ir atrás dessa instituição de ensino que está decepcionando, pois vejo muita propaganda dela na televisão, por favor peço sua ajuda para me indicar a mais confiável. Desde já agradeço e o parabenizo pela atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerson, tudo bem? Então, recomendo que dê uma boa lida nos comentários desta postagem, há muitas contribuições interessantes e indicações que podem se adequar ao ser perfil. Se encontrares um curso com o qual tenha se identificado, por favor compartilhe conosco. Abraços!

      Excluir
  39. Bom dia a Todos,

    Eu também estou procurando uma boa opção para aprender inglês online e desde já agradeço a esse post pois me ajudou a tomar uma decisão sobre o OpenEnglish. Quero deixar uma dica pra quem já fala um pouco de inglês, o site http://www.engvid.com/ tem diversos vídeos com professores nativos ensinando a língua. Eu já vi alguns e gostei bastante, pois mesmo falando tudo em inglês é possível entender perfeitamente a aula.

    ResponderExcluir
  40. Sou estudante de Marketing e Propaganda, e devido à necessidade hoje tive a ideia de procurar um curso online de inglês e como a maioria fui direto na Englishtown vs Open English, mas fui "salvo" a tempo de me precipitar. Já estava desconfiado pelo fato de não haver informação nenhuma quanto ao custo do curso no site, vou conferir o site Busuu e as outras opções disponíveis aqui para tomar minha decisão, assim que começar algum deles volto para informar sobre minha escolha e se foi bem sucedida. Valeu!

    ResponderExcluir
  41. Hi folks!

    Marco excelente post, qd falei com eles tbm pulei fora.

    Senti falta do feedback sobre os sites citados, se alguém puder contribuir seria legal, especialmente sobre o Busuu.

    O melhor curso de Inglês é tirar seis meses / um ano e viajar para um país que só fale Inglês, você pode aprender sozinho com com suporte de um curso local, muitos países tem cursos grátis, pode se hospedar em residências de pessoas que só falem inglês ou em um hostel, sai barato.

    Se não puder passar seis meses, te garanto que com um mês seu Inglês vai dar um up, ou seja, viaje e viaje muito.

    Li todos os comentário e uma coisa que não vi ninguém comentando é da exposição ao Inglês, vc tem que se expor ao Inglês, filmes em Inglês com legenda em Inglês, música lendo as letras, sites em Inglês, mude a linguagem do seu notebook e Facebook, Google e tudo mais para Inglês, converse com seus amigos e familiares em Inglês e por aí vai, só de aumentar a exposição ao Inglês vcs sentirão a diferença.

    Faça seus posts em Inglês no Facebook, Twitter, Google +, etc.. converse pelo Whats App em Inglês, mude a linguagem do seu smartphone a Apps para Inglês, vá colocando todo mundo a sua volta em Inglês, sua TV tbm, ou seja, só fale Português qd não puder falar Inglês.

    Receba hóspedes na sua casa que falam Inglês, isso ajuda e muito, vc pode cobrar ou recebe de graça, mas te garanto que vai ajudar muito.

    O conselho é: se exponha ao Inglês.

    Ahh já ia esquecendo, aula com professor particular como vi em um post tbm é excelente, já vi muita gente aprender Inglês assim e como pode fazer remotamente, não sai tão caro como antigamente.

    Abraço,

    Mauricio Silva Jr
    Facebook /mauricioqsjr

    ResponderExcluir
  42. Muito obrigado cara! estava a muito tempo procurando respostas ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  43. Preferi não me matricular nesta escola e optei por fazer um curso online. Estou fazendo este http://www.aprendum.com.br/curso-online-aulas-ingles/ e não me arrepnedo. O curso é bem fácil de acompanhar e as aulas são em vídeo. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  44. Desculpe mas o curso da open english é realmente bom, possui qualidade acima da média, na Open você tem aulas ao vivo 24hrs de verdade, exercícios que vão de atualidades, cinema, até games, é um curso muito intuitivo e dinâmico, o aprendizado é bem rápido.
    Com relação aos valores realmente possui valor relativamente alto ainda sim abaixo do valor de cursos presenciais e de muitos cursos on line. mas vc está pagando por qualidade e garantia, o curso fornece certificados a medida que vc tem progresso nas aulas, vc conta com professores nativos 24hrs por dia 7 dias por semana, não só para as aulas mas para correção dos exercícios, vc tem teste de nível, avaliação de rendimento, se por algum acaso vc deixe de faser o curso por desmotivação um monito entra em contato com vc para saber como te ajudar, o valor pago é em cartão sendo que não entra o valor integral no desconto de seu limite e sim o valor de parcela todo mês,antes de fazer o curso pesquisei muito a respeito da empresa, principalmente no reclame aqui e a empresa responte 100% dos questionamentos, está acíma da media inclusive ganhou premio do reclame aqui dentre outras instituições de renome.
    Com relação a ações sociail, existem diversas formas de se contribuir não é realizando um curso de alto padrão a preço popular apenas, lembrando que os proficionais que trabalham para que o curso aconteça tambem recebem pagamento.
    Com relação a atendente, foi um atendimento infeliz concordo, dentre duzias de atendentes não quer dizer que todos são iguais, em todo caso poderia ter tentado uma negociação real por e-mail, levando como exemplo outro produto seria como falar pro padeiro "o pão dessa padaria esta muito caro quero pagar menos da um desconto e veremos se eu levo", na boa não acontece.
    Eu recomendo a Open English por ser um curso de ótima qualidade..

    ResponderExcluir
  45. Desculpe mas o curso da open english é realmente bom, possui qualidade acima da média, na Open você tem aulas ao vivo 24hrs de verdade, exercícios que vão de atualidades, cinema, até games, é um curso muito intuitivo e dinâmico, o aprendizado é bem rápido.
    Com relação aos valores realmente possui valor relativamente alto ainda sim abaixo do valor de cursos presenciais e de muitos cursos on line. mas vc está pagando por qualidade e garantia, o curso fornece certificados a medida que vc tem progresso nas aulas, vc conta com professores nativos 24hrs por dia 7 dias por semana, não só para as aulas mas para correção dos exercícios, vc tem teste de nível, avaliação de rendimento, se por algum acaso vc deixe de faser o curso por desmotivação um monito entra em contato com vc para saber como te ajudar, o valor pago é em cartão sendo que não entra o valor integral no desconto de seu limite e sim o valor de parcela todo mês,antes de fazer o curso pesquisei muito a respeito da empresa, principalmente no reclame aqui e a empresa responte 100% dos questionamentos, está acíma da media inclusive ganhou premio do reclame aqui dentre outras instituições de renome.
    Com relação a ações sociail, existem diversas formas de se contribuir não é realizando um curso de alto padrão a preço popular apenas, lembrando que os proficionais que trabalham para que o curso aconteça tambem recebem pagamento.
    Com relação a atendente, foi um atendimento infeliz concordo, dentre duzias de atendentes não quer dizer que todos são iguais, em todo caso poderia ter tentado uma negociação real por e-mail, levando como exemplo outro produto seria como falar pro padeiro "o pão dessa padaria esta muito caro quero pagar menos da um desconto e veremos se eu levo", na boa não acontece.
    Eu recomendo a Open English por ser um curso de ótima qualidade..

    ResponderExcluir
  46. Marco, estou procurando um site online para aprendizado de inglês no nível básico, pois meu filho de 12 anos expressou a necessidade de estudar o idioma. O Cel Lep atende na escola dele, 50min de aula, 2x por semana, cobrando R$ 289/mês + 220 por semestre de taxa de material. Sem possibilidade de desistência, etc...
    Entrei no Open English e já não gostei de não conter valores. Mas me cadastrei... como hoje é domingo, ninguém ainda me ligou e continuei pesquisando. Cheguei no seu blog e AGRADEÇO, pois o site do Open English não me agradou.
    Entrei no site do Busuu e vamos iniciar, já que pretendo acompanhar as aulas em conjunto com ele, para ajudá-lo pelo menos nesse início.
    Muito obrigada pela sinceridade e informação. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, não precisa agradecer a ideia é essa mesmo de compartilhar conhecimento. Sugiro que você dê uma olhada no Duolingo, tenho usado e foi o que mais gostei.

      Excluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  48. Por causa das recomendações aqui no blog, testei o Uol Inglês e não gostei. O English Town tem 14 dias para testar e eu simplesmente AMEI! MEU DEUS! SENSACIONAL! Eu fazia aula particular 4h por mês por 200,00. Na English Town você pode conversar em grupo 30h por mês + conteúdo todo liberado por 139,00! Nada de ficar preso em um nível. Você pode navegar tranquilamente entre os 16 deles. E as aulas ao vivo em grupo são espeficicas pra cada nivel! Achei maravilhoso a liberdade de poder estudar o quanto quiser, e ainda perder a timidez, conversando 1h por dia com gente de todo o mundo!! E ainda se quiser, paga a partir de 210,00 para ter aulas particulares também + liberação de mais conteudo ainda!

    ENGLISH TOWN: APROVADO! =D

    ResponderExcluir
  49. Olá Marco bom dia,
    Havia enviado uma mensagem, porém não sei se foi.
    Gostaria de saber se você tem informações sobre a escola de inglês on-line a EnglishUp?

    Obrigado.
    Marcos.

    ResponderExcluir
  50. Oi Marco!
    Muito obrigado por me impedir de entrar numa roubada! rs
    Entrei no Duolingo e adorei! É muito dinâmico, fiquei super focada ( o que é raro :p)
    Me empolguei tanto que comecei o francês também.
    Aprovado!

    ResponderExcluir
  51. Uma opção bem legal que encontrei e a www.newlinenow.com o curso e familiar e custa uma única parcela de U$ 300.00 para 4 pessoas ou seja, o curso sai U$ 6.25 por pessoa e o mais legal e que você e certificado por Cambrigit e Toelf para quem quer morar e trabalhar no exterior ou empresas americanas no Brasil e essencial

    ResponderExcluir
  52. Tudo bem, Marco?
    Eu estava pesquisando sobre o OpenEnglish no google e acabei caindo no seu site. Eu confesso que fiquei bem surpreso com a sua opinião de que eles só visam lucro. Fiz alguns cálculos e não consegui entender a sua opinião,

    Na época, estava R$166,00. Como eles pagam professores americanos, esse valor deve ser convertido em dolar, o que na época estava em torno de R$2,50, ou seja, $66,4. Um cidadão americano médio, ganha de $30 a $35 por hora, pra sobreviver em condiçoes basicas. Com isso, você tem que o que você paga por mês, compra duas horas de um operário qualquer americano. No entanto, a openenglish oferece 24 aulas de 50min por dia, sendo 30 dias no mês. Isso te da um total de 720 horas de aula com um americano, o que custaria cerca de $21.600,00. Mesmo que você faça apenas uma aula por semana, custaria uma media de 4 x $30,00 = $120,00 o que convertido para reais da época do post seria: R$300. E veja que R$300,00 é o preço mensal do curso hoje, com o dolar a mais de R$4,00. Por isso fiquei com uma tremenda dúvida a respeito do que você diz ser "pensam apenas no lucro".

    No mais, estou gostanto bastante do seu blog! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo, tudo bem? Comigo tudo!

      Então, repare, não se trata apenas de uma questão meramente matemática e financeira, mas de uma questão social. Pra compreender a minha crítica é preciso perceber o contexto e o que há por debaixo da ponta do iceberg.

      A estratégia de marketing da Open English é a de não dizer os valores até o último momento, justamente porque o valor não é o atrativo. Os melhores argumentos são estes que você explana com propriedade, num discurso muito semelhante ao dos vendedores da empresa. Porém, eu acho caro pagar R$300 por mês para ter aulas online, sem a necessidade de estrutura física e materiais de consumo, custos muito reduzidos em relação aos cursos que não são online.

      Além disso, você desconsiderou que o valor é maior do que o preço médio das escolas de inglês tradicionais que também contam com professores nativos ou que moraram por anos fora do país.

      Mas o que interessa mesmo é que a minha constatação de que a empresa só se preocupa com o lucro se dá em função da empresa não ter nenhum projeto de ação social que vise o empoderamento de pessoas em vulnerabilidade social. Trata-se de uma empresa sem responsabilidade social declarada e isso pra mim é muito importante. Gosto de investir meu dinheiro em empresas que estejam promovendo um futuro melhor para todos nós.

      Penso que a empresa poderia sim doar parte do seu lucro para isto! Até a época desta postagem a Open English não contava com nenhum tipo de ação social, não sei se agora tem. Sem falar no péssimo atendimento telefônico que só estava interessado em vender e não em mim como ser humano.

      Acho que era isso, espero que tenha conseguido ser mais claro, abraços e obrigado pela visita ao blog!

      Excluir
  53. E ai galera tenho aqui um curso de ingles online muito bom! ótimo conteúdo quem interessar e so entrar e assiste a três aulas gratuitas pra conhecer o trabalho da um olhada ai galera vcs vão gostar valeu!! http://goo.gl/1bYnAl

    ResponderExcluir
  54. E então alguns meses se passaram e o que tenho para este post é..
    OBRIGADA!!!!
    Acabou de receber uma ligação flash (nem havia terminado o preenchimento e o telefone tocou...rs
    Um moço super interessado em meu futuro me soltou 12x 350 mas com uma super promoção de R$ 240,00... O País sofrendo com desemprego e o povo achando que este valor caí do céu...
    O pior é... São 12 vezes...Se desistir tem que pagar 10% do valor total dos meses pendentes....

    Está bom pra vocês?

    Pra mim é deprimente, afinal.... Fico ainda com meu "ingreístupiniquim"

    ResponderExcluir
  55. olá pessoal, pensei que era grátis kkkk, recomendo a vcs o duolingo e bem legal e é parecido com o bussu

    ResponderExcluir
  56. Olá... que bom que vc colocou esta verdade para nós sobre um curso que na Mídia (o que é mais que normal) parece ser um sonho de consumo! Estou fazendo aulas no Kumon, pelo método a 2 anos e termino agora no meio do ano. Adorei o Kumon, que respeitou as minhas dificuldades e falta de tempo e que me ensinou a aprender pelo meu próprio esforço. Kero sim, fazer um aperfeiçoamento inclusive com aulas particulares de conversação. Eu já vinha de um semestre no Up Time (gostei da metodologia, mais era difícil pra mim, por causa de tempo para estudar)e na minha opinião, vc até aprende a falar uma língua sem conhecer a gramática e as particularidades desta língua, mais eu não aceito que isto seja a linguagem culta. O meu interesse é saber ler, escrever e falar com exatidão, com segurança....entaum vou devagar, degrauzinho por degrauzinho... boa sorte a todos. Duolingo é ótimo... tenho usado tbém.

    ResponderExcluir
  57. Entrei no site do Open English hoje, com a intenção de realiza-lo realmente se não fosse totalmente abusivo como você disse Marco, pois não sabia que era pago, e encontrei seu post, de 2013, mas que me foi muito válido, nem perderei tempo em ligar para a Open English, não suporto esse tipo de curso que só te vê como número.
    Obrigada por ajudar Marco!

    ResponderExcluir
  58. Comecei a fazer o busuu, muito bom, sem traduções do jeito que eu queria.

    ResponderExcluir
  59. Eu fiz a compra de 1 ano de curso do Open English, recebi um desconto de 70% avista. Paguei cerca de 1200. Seria praticamente só o material de um curso presencial.

    No início achei que seria desinteressante, mas depois, eu realmente achei muito legal, as aulas em grupo são divertidas, você conversa com pessoas do mundo todo, aprende a lidar com sotaques e formas de falar diferente. São 8 níveis de inglês (cada um com certificado).
    Você precisa fazer em torno de 40 horas de curso por nível para fazer uma prova e atingir a média.

    Apesar do Duolingo ser muito legal também e oferecer um "certificado de estimativa", muita coisa é superficial, você escreve/fala de tal forma, mas sem saber o porquê. Se for verificar quantas horas de treino você consegue no Duolingo completo de Inglês, não dá 40 horas.

    Eu utilizo muito o Duolingo, mas para ter noção da língua que quero aprender.

    ResponderExcluir
  60. De fato, não há muita trasparncia....

    ResponderExcluir
  61. Olá Marco,
    Estava pesquisando preço do Open English e me deparei com o seu site. Li os comentários e as experiências de algumas das publicações. Confesso que estou reavaliando o meu interesse em me cadastrar no curso.
    Parabéns pela inciativa e esforço em manter este canal informativo.
    Celso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado pela visita, é disto que se trata, compartilhar as informações para que mais gente possa tomar as decisões com mais propriedade.

      Excluir
  62. Marco... bão, cara? é impressão minha ou o pessoal que falou bem da OPEN OU DA ENGLISHTOWN, estavam com o discurso pronto?? rsrs. Parece até que trabalham para a empresa.. rs.. abraços!

    ResponderExcluir
  63. Oi Marco, eu achei um site que se chama Educa Mais Brasil, e ele oferece bolsas de descontos em cursos de inglês, e tinha para a open english por 70 reais... Nunca fiz curso de inglês, mas achei atrativo esse valor, e consta que é por 12 meses... Não sei se a bolsa renova depois de 12 meses... Mas acho que vale a pena tentar.

    ResponderExcluir
  64. Post direto ao ponto, estava procurando um curso, já comecei com o duolingo, muito bom...e acho que na sequencia vou fazer um avanzado com a busuuu que tem professres on0line, a final a troca com pessoas expeerts na materia tambem é importante.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  65. Oi, Marco!

    Obrigado pelo relato da sua experiência. Já descartei esses cursos com preços estratosféricos. Encontrei um curso online que chama-se Engoo (https://engoo.com.br/). Os preços são bem mais amenos e eles te dão 50 minutos de aulas (2 aulas de 25 minutos) gratuitamente. Se você não gostar, não precisa pagar pelo curso. Não é solicitado dados de cartão de crédito para realizar as duas aulas gratuitas. Basta apenas uma inscrição básica no portal deles e pronto! Tem mais, você tem opção de pagar mensalmente (30 aulas/mês-25min/aula) ou simplesmente pagar por apenas um mês (30 aulas) e parar o curso, se assim for a sua vontade.

    Enfim, parece ser uma ótima opção pra quem quer aprender inglês online, seja para viagens ou negócios.

    Abraço,

    Wagner Cristiano.

    ResponderExcluir
  66. Olá Marco,

    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu post pois, assim como eu, muita gente gostaria de contratar este serviço mas, sempre fica com a pulga atrás da orelha. Fiz 5 anos de curso de inglês em uma instituição privada e, aprendi muito, porém, gostaria de aprimorar o meu speaking e listening e estou à procura de uma plataforma que me ofereça este tipo de serviço e com bom preço, claro. Já descartei Open English e English Town. Gostaria de lhe pedir se por um acaso você já teve contato com o Italki, se vale a pena e se o preço é justo? Gosto da ideia de conversar com professores falantes da língua que quero estudar.

    Abraços,
    João Paulo

    ResponderExcluir
  67. Não tem jeito, aprendrer outro idioma seja qual for, é melhor começar sozinho, youtube, netflix, e uma serie de outros recursos estão disponiveis por ai, cair matando na gramatica do basico ao avançado, e sem preguiça, depois tem o Italki, Duolingo, Monsalingua entre outras otimas opções que identicas ou até superiores, o negocio é se esforçar e meter a cara nos livros, e quando estiver no nivel avançado buscar algo especifico para suas necessidades em proficiencia.

    ResponderExcluir