quarta-feira, 12 de junho de 2013

[ ACESSIBILIDADE ] OrCam - O GOOGLE GLASS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

A OrCam é uma camerazinha acoplada a uns óculos e com um sistema de som por reverberação, colocado junto à entrada do ouvido. Quando você aponta para um objeto ou acena a mão em frente aos óculos, a câmera reconhece o movimento e “lê” o que você quer identificar.

Como o vídeo está em inglês, vou fazer uma audiodescrição do que acontece para que as pessoas com deficiência visual possam entender o contexto: trata-se de uma pessoa andando nas ruas com os óculos e a câmera acoplada, mostrando o funcionamento do sistema.
  
Ela perambula pelas ruas fazendo movimentos com as mãos, indicando os semáforos e o sistema consegue identificar se o sinal está aberto ou fechado e responde por voz. Em outra cena a personagem pega embalagens num supermercado e clicando na embalagem (isso mesmo!) o sistema lê o conteúdo. Além disso, ela consegue ler um jornal impresso apenas apontando o dedo para o texto que é lido pela voz do sistema.
  
As possibilidades são inúmeras, ainda é algo em expansão, mas parece ser muito útil às pessoas com deficiência visual em todos os graus. Penso que logo o sistema poderá ser incorporado ao Google Glass e obter novos recursos. A ideia é muito boa e pode revolucionar o modo pelo qual as pessoas com deficiência visual consomem, produzem e compartilham informações nesta tal era da informação iconofágica.

Assista o vídeo, pode-se entender mesmo estando em inglês e depois comente: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário