quinta-feira, 23 de maio de 2013

DAS DISTORÇÕES DO BOLSA FAMÍLIA


1) Assista o vídeo e responda:



a) Por isso que temos que acabar com o Bolsa Família!

b) Deveria haver uma regra pra obrigar o uso do $ do Bolsa Família naquilo que é importante

c) "O Bolsa Família só sustenta vagabundo!"

d) O Governo deveria investir na infraestrutura do país com o $ do Bolsa Família

e) Nenhuma das anteriores, eu sou consciente de que o bolsa família cumpre uma importante função social, inclusive fazendo girar amplamente as economias locais, gerando empregos, já que as pessoas compram coisas e, por exemplo mínimo, pra comprar coisas é necessário produzir coisas, ter vendedores de coisas, transporte de coisas e etc... Além disso, esta espontânea Senhora é apenas fruto da sociedade que somos e fazemos, suas palavras na boca de uma mãe de classe média não indignariam tanto, embora devessem, já que uma calça não pode custar R$300 e nós não deveríamos comprá-las pra não estimular esse mercado predador e salvagem, mas "compramos". Também não penso que devamos nos portar como burgueses indomáveis que supõem saber como é o "melhor jeito de viver" e assim impormos nossos dogmas sociais às demais pessoas. Bem como compreendo perfeitamente que há "vagabundos" em todas as classes sociais, muitos inclusive são filhos de gente que tem muito dinheiro, ganho às custas da exploração do trabalho dessa gente que hoje recebe o Bolsa Família. Por fim, acredito que este cenário só vai se modificar quando REALMENTE o governo transformar e investir radicalmente na educação/conhecimento que, em suma, é a única riqueza verdadeira que uma pessoa pode se beneficiar por toda uma vida.

3 comentários:

  1. Gostei do comentário. É interessante que se a gente realmente for parar para ver, existem "vagabundos" em todas as classes, como tu mencionaste, às custas da exploração de outras pessoas. E já percebi que em certas concepções de algumas pessoas, as classes menores não poderiam querer comprar nada, muito menos ter acesso a tecnologias e afins.

    ResponderExcluir
  2. Importante reflexão Marco!
    Também penso que o Programa tem lá sua importância e relevância social, sobretudo pela distribuição de renda que faz com que toda uma engrenagem se beneficie também.
    Muita gente fala mal sem se dar conta que se beneficia indiretamente do Bolsa Família. Outro dia vi um comerciante aqui mesmo da cidade, vociferando nas redes sociais contra o Bolsa Família e o que chamou de "paternalismo" do Governo Federal em favor de "gente acomodada". Mas conheço o estabelecimento e também conheço muito beneficiário do Programa que faz parte de seu público consumidor. Tremenda incoerência ou mesmo desconhecimento da questão, não acha?
    Prefiro pensar em quem vivia abaixo da linha da miséria, vendo os lucros dos bancos e multinacionais se agigantarem cada vez mais, e hoje tem a mínima dignidade que merece a pessoa humana, e o mais sagrado para sua subsistência: o alimento para si e sua família!

    ResponderExcluir
  3. É bem por aí Márcio e Natalie, há uma grave distorção, creio eu que por ignorância das pessoas, da real importância do Bolsa Família, que em princípio desempenha o papel de dar as condições mínimas para que as pessoas possam tomar providências pra um segundo passo nos seus projetos de vida.

    ResponderExcluir